A metodologia TREINI Baby foi desenvolvida levando em conta a importância da estimulação precoce em crianças que apresentam desenvolvimento atípico ou possuem sequelas neurológicas. Ela está totalmente estruturada para detecção precoce de ADN - Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor.
Baseado no diagnóstico ou suspeita de dano neurológico, o bebê é submetido a acompanhamentos e intervenções que envolvem avaliações das diversas áreas multiprofissionais que o método engloba. O principal objetivo é reduzir o nível de comprometimento neurológico, buscando uma variedade de estímulos para potencializar e auxiliar o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, por meio de um programa individualizado. Entendemos que, durante os primeiros anos de vida, o cérebro ainda está em desenvolvimento e é neste momento que a neuroplasticidade deve ser desenvolvida.
Enfatizamos, na metodologia TREINI Baby, a importância da participação da família na estimulação precoce, por isso o método está alinhado ao coaching parental além, é claro, de todo processo avaliativo do desenvolvimento.
A órtese do TREINI Baby é a TREINI Flex Baby, adaptada para a idade, proporcionando estabilidade postural e auxílio na mobilidade corporal.